O Brasil é uma máquina de passado, diz Wanderley Anchieta
- Atitude Popular
- 21 de mai.
- 2 min de leitura
Pesquisador analisa o poder das narrativas simples e os riscos da regressão autoritária até 2030
Em entrevista ao programa Democracia no Ar, da TV Atitude Popular, o pesquisador Wanderley Anchieta alertou para o uso estratégico de narrativas simplificadas pela extrema direita e defendeu a necessidade de reorganização popular frente à guerra híbrida em curso. A conversa teve como ponto de partida o artigo O futuro em disputa: diagnóstico da guerra híbrida no Brasil (2025–2030), que Anchieta assina em coautoria com Reynaldo Aragon.
“O Brasil é uma máquina de passado”, afirmou. Segundo ele, a repetição de ideias simples, como “homem é homem, mulher é mulher” ou “bandido bom é bandido morto”, não apenas cola, mas estrutura o imaginário de parte expressiva da população.
“Se você repete uma ideia simples centenas, milhares de vezes, ela não se torna verdade, mas passa a ser aceita como se fosse”, disse.
Professor da Universidade Federal Fluminense, Anchieta destacou que as forças conservadoras compreenderam a força cognitiva da simplificação.
“Os conservadores preferem respostas claras. Isso tem efeito direto na disputa narrativa”, observou.
Para ele, a esquerda erra ao subestimar essa estrutura discursiva.
“A gente gosta de complexidade, gosta de várias vozes. Mas, em termos comunicacionais, isso nos fragiliza.”
Durante a entrevista, Anchieta apresentou os quatro cenários delineados no artigo. O mais temido por ele é o retorno da extrema direita ao poder. Outro cenário possível seria uma reorganização popular que dispute as redes com linguagem acessível e ação coordenada.
“A gente precisa conseguir atuar na comunicação sem assustar e dando respostas objetivas”, defendeu.
Ao final, fez uma provocação:
“Não adianta só dizer que o governo está certo. A pessoa está o dia inteiro trabalhando, não tem tempo de refletir. A direita chega antes, com uma ideia só. E essa ideia cola.”
📅 De segunda à sexta
🕙 Das 10h às 11h
📺 Ao vivo em: https://www.youtube.com/TVAtitudePopular
💚 Apoie a comunicação popular!
📲 Pix: 33.829.340/0001-89
Acompanhe também pelo Spotify
Comments